terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

BASKET CASE




Essa é uma expressão idiomática bastante usada em inglês, e que teve uma nascimento bem incomum.

Basket case tornou-se um adjetivo informal - quase uma gíria - para descrever alguém "mentalmente instável, incapaz ou em uma condição intelectual muito confusa". "Maluco, louco ou doido" são outras possíveis e mais usadas acepções para esse vocábulo. Alguns sinônimos para basket case, em inglês, incluem crazy, nut job, nuts, freak, looney, nutcase, weirdo, lunatic, mad, disturbed, half-baked, screwball, softheaded, wacko, insane e cuckoo.

Por pior que seja sua definição, a origem do termo tem uma raiz ainda mais tenebrosa. Tudo começou na Primeira Guerra Mundial e com os horrores causados por aqueles conflitos. Por conta dos múltiplos ferimentos que alguns soldados acabavam sofrendo, um grande número de pessoas tiveram seus membros - inferiores e superiores - amputados. 

Era comum que esses sobreviventes fossem transportados em cestas (baskets), já que, mesmo feridos, eles nunca eram deixados para trás por seus companheiros. Por esse motivo, a princípio, a expressão passou a referir-se apenas às pessoas que não possuíam braços nem pernas.

Com o tempo, o sentido mudou. A expressão acabou sendo ligada a sujeitos com transtornos psicológicos, pois estes eram igualmente incapacitados - mesmo que mentalmente. 

Outra possível versão para a mudança no significado tem a ver com o próprio resultado de quem passou por tamanha violência. Não possuir os braços e nem as pernas, convenhamos, é um motivo e tanto para deixar a saúde mental de qualquer um em frangalhos. Portanto, não chega a ser uma surpresa que esses veteranos feridos, eventualmente, apresentassem problemas emocionais e contribuíssem para a mudança no sentido do termo.

Hoje em dia basket case não possui mais essa conotação histórica e é associado, normalmente, a alguém que apenas não bate bem das idéias.

A primeira vez que ouvi essa expressão foi em 1994. Naquele ano, um bando de jovens californianos lançou seu segundo álbum de estúdio, entitulado Dookie. Este trabalho transformou a vida daqueles moleques que, em pouquíssimo tempo, seriam conhecidos no mundo todo. Uma das razões foi a música Basket Case, o single que fez o Green Day estourar de vez.

O clipe, não por acaso, se passa em um hospício. Enjoy!



O álbum inteiro:



Referência: http://www.phrases.org.uk/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário