sexta-feira, 7 de março de 2014

SAY IT AIN'T SO!


A contração ain't, apesar de bastante usada, ainda gera muita controvérsia.

Trata-se de um jeito extremamente informal de fazer negativas em inglês. Ain't pode, teoricamente, substituir is not, am not, are not, have not, has not e, em alguns casos, até don't doesn't e didn't.

"Poxa, mas se existe uma única palavra em inglês que pode substituir até oito(!), porque nunca ninguém me ensinou nada sobre ela?"

Calma. É importante dizer, no entanto, que essa maneira de negar não é considerada "norma culta". Muitos estudiosos dizem que o uso de ain't é errado e deve ser evitado, uma vez que ela não faz parte da "língua padrão". Muitos linguistas a descartam completamente e a maioria das escolas de inglês a desprezam. Mas que ela existe, existe. E ela veio do verbo to be.




Assim como hoje é possível fazer a negativa contraída para is not (isn't) e are not (aren't), houve uma época (por volta de 1600) em que também era possível fazer a contração da negativa am not, dando origem ao estranho amn't.

A combinação de duas letras com sons anasalados (mn) desfavorece a pronúncia dos falantes da língua inglesa. Com o tempo,  a letra m acabou sendo omitida e a grafia passou a ser simplesmente an't.

Dependendo da região, o sotaque fazia com que algumas pessoas pronunciassem an't de uma forma diferente, com o som da letra a mais longo que o normal. Por causa disso, ela então passou a ser grafada ain't, forma que permanece até os dias de hoje.





Essa maneira peculiar de fazer as negativas era mais comumente utilizada por trabalhadores das classes mais baixas, fazendo com que seu uso ganhasse uma conotação pejorativa. 

Apesar disso, ain't também foi amplamente utilizado por célebres escritores em seus romances, como Charles Dickens (Oliver Twist) e Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas).

Sua utilização hoje é polêmica, visto que muitos a consideram exemplo de um "inglês pobre". Há, no entanto, algumas exceções. Em algumas frases e ditados o uso de ain't é fixo e obrigatório:

You ain't seen nothing yet! (Você ainda não viu nada!)

If it ain't broken, don't fix it. (Se não está quebrado, não conserte)

Say it ain't so! (Diga que não é verdade!)


Essa última, inclusive, é o título de uma música do Weezer:




Ainda no quesito música, temos a clássica Hell ain't a bad place to be, do AC/DC:



Ain't my bitch, do Metallica






Para encerrar, um vídeo que virou viral: Uma senhora deu uma entrevista para uma rede norte-americana e sua frase "Ain't nobody got time for that" (Algo como 'ninguém tem tempo pra isso!') virou hit na internet. Fizeram até música:




Nenhum comentário:

Postar um comentário