sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

DE SHAKESPEARE A RAMONES




O que Shakespeare tem a ver com punk rock? Aparentemente nada.

Mas você sabia que o termo já era usado pelo maior escritor da língua inglesa há mais de 400 anos? Seu sentido, no entanto, era bem diferente.

A palavra punk já teve seu sentido alterado algumas vezes, pra falar a verdade. O primeiro registro do termo remete ao inicio da década de 1590, e significava  'prostituta' ou 'meretriz'. 

A expressão taffety punk - 'prostituta bem vestida' - aparece em 'All's Well That Ends Well', de Shakespeare, escrito entre 1604 e 1605.

A palavra escocesa spunk - 'faísca' - provavelmente deu origem à palavra ponk - usada na região de Delaware, nos Estados Unidos - que significava 'madeira podre usada como lenha'.

Em 1896 - provavelmente devido à conotação 'podre' - punk tornou-se sinônimo de 'algo inútil e sem valor' e, posteriormente, 'jovem criminoso'.

Provavelmente era isso que o jornalista Dave Marsh tinha em mente quando cunhou o termo punk rock, em sua coluna na revista Cream em maio de 1971.

Aquela música crua e áspera, quase sem arranjos, em alta velocidade e transbordando energia parecia ter sido feita por e para esses delinquentes. 

A banda norte-americana Ramones foi a pioneira no gênero e até hoje é considerada a maior banda de punk rock de todos os tempos, influenciando praticamente todas as bandas de rock que surgiram depois deles.







Source: Dictionary.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário