sexta-feira, 11 de abril de 2014

MONTHS OF THE YEAR - ORIGIN & FUN FACTS





O ano na verdade começava em março! Os meses de janeiro e fevereiro foram incorporados apenas posteriormente. E você sabia que grande parte dos nomes dos meses foram dados em homenagens a deuses? 

A divisão dos meses como conhecemos surgiu em Roma e era um pouco diferente. Este calendário foi modificado pelo general romano Júlio César, dando origem ao calendário juliano.

Posteriormente, este sofreu alterações de um imperador, Augusto, e de um papa, Gregório. Este último fez surgir o calendário gregoriano, utilizado até hoje pela maioria dos países.

Os meses do ano em inglês possuem algumas características importantes. Além de sempre serem escritos com letra maiúscula, in é a preposição utilizada antes dessas palavras.

Isso todo mundo sabe. Mas qual a origem delas? Por que possuem esses nomes?

Abaixo você confere a lista completa e os significados do nome de todos os meses:




January

Vem do deus romano Janus, protetor das entradas, portas, passagens, inícios e fins. Janus possuía duas faces, uma virada para frente e outra para trás. Algo semelhante ocorre conosco neste mês, já que refletimos sobre o ano que passou ao mesmo tempo que criamos expectativas sobre o ano que se inicia. 


February

Mês da purificação, vem da palavra latina februare (purificar).


March

Era o primeiro mês do ano. O nome foi dado em homenagem ao deus da guerra, Marte (Mars). Possivelmente acabou originando também o verbo marchar (march, em inglês), uma vez que também está ligado à guerra, através do soldados.

April

Possui duas possíveis origens. Uma indica que veio de aprire, do latim, "abrir". É neste mês que as plantas e flores começam a crescer e a abrir no hemisfério norte, daí o nome. Outra hipótese é uma homenagem à deusa grega do amor, Afrodite (Aphrodite, em latim).

May

Homenagem à deusa romana da primavera e do crescimento, Maia.

June

Juno, deusa romana do casamento e protetora das  mulheres, dá nome a esse mês. Deu origem à palavra juvenis ("jovem").


July

O general romano Júlio César batizou este mês. Seu nome original, no entanto, era quintilis, que significa "quinto" em latim. Este era originalmente o quinto mês, já que o ano começava em março.


August

Virou bagunça. Depois que Júlio César ganhou um mês em sua homenagem, o imperador Augustus, depois de reformar o calendário, achou que merecia um mês de presente também. Nome original: Sextilis ("sexto").


September

Veio de septem - "sete" - em latim, por ser originalmente o sétimo mês do ano.

October

Originou-se do número oito, octo, em latim, por ser originalmente o oitavo mês do ano.


November

Seguindo a ordem, surgiu de novem - nove, em latim, por ser originalmente o nono mês do ano.


December

Finalmente, o mês de dezembro, apesar de hoje ser o mês 12, surgiu do número dez - decem, em latim, por ser originalmente o décimo mês do ano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário